A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento ou a disponibilidade para um comportamento é modificado pela experiência.
Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.
Com essa consideração, o trabalho da Educação Infantil possibilita à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, por meio de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade
de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.
A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas são processadas por meio de estudos dirigidos de Educação Artística, por meio da Música, das Artes Visuais, da Dança, do Teatro e da exploração do meio extraescolar, de excursões e visitas a vários locais como museus, parques e sítios, entre outros. Essa investigação da realidade inicia-se com a exploração da escola (espaço físico de trabalho dos funcionários) e segue de acordo com os interesses e necessidades da criança, proporcionando-lhe um enriquecimento experimental das atividades propostas em sala de aula.