DICAS PARA AS FÉRIAS

Publicado em 03/04/2020 às 20:33

Querida família,

 

Mais uma semana se encerra e sabemos como foi complicada essa temporada. Fomos obrigados a ficar em casa de repente, tivemos que conciliar os afazeres do lar, o home office, os estudos das crianças, o cuidado com os familiares, as compras de supermercado, o pagamento das contas, enfim, uma porção de atividades que se acumularam de maneira atropelada. Acompanhamos tristes e preocupados as notícias da evolução da pandemia e fizemos nosso melhor para enfrentar a crise que se instalou em vários locais do mundo, no Brasil e em nossa região. Lutamos, todos juntos, para conseguir manter a rotina de aulas e atividades a distância e, agora, em função dos acontecimentos, teremos férias antecipadas e em quarentena.

 Pensando nessas férias fora de época, preparamos para nossos alunos, com muito carinho, uma lista com sugestões de brincadeiras, jogos, filmes, leituras, atividades e links para que possam aproveitar esse tempo da melhor maneira possível: em boa companhia, com alto astral, muito divertimento, aprendizado e descanso!

Durante esses dias diferentes que passamos, trabalhamos exaustivamente para minimizar as perdas pedagógicas e emocionais que o isolamento social trouxe aos estudantes, entre outras tantas. Todos se esforçaram muito, em especial nossos professores, que abriram suas casas, seus corações, numa entrega apaixonada e devotada para preparar videoaulas e poder levar aos seus alunos importantes ensinamentos - a melhor educação possível - e cumprir, assim, sua nobre missão.

Queremos que, a partir de hoje, até o retorno às aulas, desfrutem o necessário tempo de recolhimento de maneira positiva, agradável e criativa. Vamos agradecer, valorizar coisas simples, vencer desafios. Reinvenção é a palavra de ordem! E, para terminar, a adaptada, mas apropriada e bela frase de Cora Coralina: Fiz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Abaixo seguem as nossas dicas:

Brincadeiras: amarelinha, pular corda, bambolê, malabarismo, corrida do ovo, corrida do saco, pula-elástico, perfil, detetive, forca, stop, troca letra, cubo mágico, xadrez, jogo de damas, gamão, jogo de botão, pega-varetas, dominó, ludo, trilha, pião, adivinha que bicho sou, quente-frio, jogo da memória, quebra-cabeça, jogos de cartas e jogos de tabuleiro.

Brincar de Karaokê, cantar, tocar instrumentos, ouvir música, fazer teatro, dançar, pintar, desenhar, esculpir, compor, escrever, ler, fazer poesias, bordar, aprender artesanato, cozinhar, fazer ginástica...

EDUCAÇÃO INFANTIL

Tyny School - Português – canal da aba aprender do YouTube Kids que tem por objetivo ensinar às crianças músicas, palavras, números, enquanto se divertem.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Aula 365 – Brasil – canal do YouTube que ensina, através de vídeos animados, matemática, ciências, português e história. Há também versões em inglês e espanhol.

BILÍNGUE

https://www.education.com/games/ - interactive and educational games for every young learner – preschool, kindergarten, 1st grade – 5 th grade.

 

INFANTIL E FUNDAMENTAL

Gameseducativos.com  - jogos educativos de diversos temas para se divertir e aprender (colorir, quebra-cabeça, geografia, português, ecologia, ciências, conhecimentos gerais, quiz). 3 a 14 anos.

Instagram@danielwarrenoficial – com tutoriais diários, o ator, professor e produtor cultural Daniel Warren nos a ensina a fazer criativos projetos com materiais simples, dando asas à imaginação.

https://lunetas.com.br/sessao-cinema-assistir-casa/ - oferece uma lista muito especial de filmes para que assistam um gostoso filme juntos. As crianças podem participar da escolha, mas fiquem atentos para as classificações etárias de cada obra.

https://globoplay.globo.com/categorias/infantil/ - a Globoplay liberou vários conteúdos infantis por um período de trinta dias em sua plataforma. Up – Altas Aventuras, Sítio do Picapau Amarelo, Monstrons S.A e 11 temporadas da série DPA, entre muitos outros.

https://issuu.com/alissonaraujo0/docs/william_j._bennett_-_o_livro_das_vi - link para poder acessar o Livro das Virtudes de William J. Bennett, uma obra clássica para despertar, nas mentes das crianças, valores nobres e princípios éticos, fundamentais para seu bem-estar, equilíbrio e convivência harmoniosa com o próximo.

 

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

https://pt.quizur.com/tag/ZK-educacao - quizzes educativos sobre diversos temas e áreas de interesse.

https://sudoku.com/pt - site com um dos jogos de quebra-cabeças mais populares. O objetivo  desse jogo de lógica é trabalhar a concentração e poder cerebral geral.

https://oglobo.globo.com/jogos/palavras-cruzadas/ - o Globo publica, diariamente, palavras cruzadas que versam sobre atualidades, conhecimentos gerais, história, entre outros assuntos,para quem gosta de desafios e quer exercitar a mente.

PARA OS PAIS DE ALUNOS DO INFANTIL E FUNDAMENTAL I E PROFESSORES

https://www.tempojunto.com/ - site dedicado a pais e educadores para oferecer dicas e soluções práticas de como criar mais vínculo com as crianças e ter uma vida mais leve e equilibrada.

PARA OS PROFESSORES :

https://pt.khanacademy.org/ -Khan Academy Brasil – organização sens fins lucrativos com a missão de oferecer educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa em qualquer lugar. Usuários brasileiros e de outros países que falam português podem à tradução das videoaulas elaboradoras pelo americano Salman Khan e também realizar exercícios de acordo com seu nível de matemática no idioma nativo. O site é estruturado tanto para usuários individuais – incluindo crianças com conhecimentos iniciantes de matemática, estudantes universitários e concurseiros – quanto para que professores possam usá-lo na sala de aula, acompanhando o progresso de cada aluno. Os conteúdos da disciplina foram divididos em 557 habilidades e abrangem desde operações simples de soma até exercícios de cálculo, álgebra e geometria. Todos são acompanhados de videoaulas que explicam o conteúdo da matéria.

https://canaldoensino.com.br/blog/30-sites-que-oferecem-atividades-para-educacao-infantil-de-graca

                IMPORTANTE LEMBRAR QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA LIMITA O USO DE TEMPO DE TELA AO MÁXIMO  DE1 HORA/DIA PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS, E AO MÁXIMO DE 2 HORAS/DIA PARA CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS, SEMPRE COM SUPERVISÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.

                TAMBÉM VALE SUGERIR ÀS FAMÍLIAS QUE BAIXEM O APLICATIVO ZOOM (EM SEUS CELULARES OU NOTEBOOKS) PARA QUE POSSAM, ATRAVÉS DE SEUS GRUPOS DE WHATSAPPs DA ESCOLA, PROMOVER REUNIÕES DIGITAIS ENTRE OS PAIS E, ASSIM, ESTEBELECER CONTATO, AINDA QUE VIRTUAL, ENTRE OS COLEGAS DE CLASSE.

                E, PARA FINALIZAR, QUE TAL APROVEITAR ESSA ÉPOCA PARA PREPARAR LINDOS OVOS OU LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA PARA A FAMÍLIA E AMIGOS, UTILIZANDO O MATERIAL QUE TIVER EM CASA, INCLUSIVE  SUCATA?

Até breve! Boas férias!

Leia Mais

RECEITAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

Publicado em 03/06/2020 às 11:50

ADIAMENTO ENEM 2020

Publicado em 15/05/2020 às 17:59

PLANNER OBJETIVO

Publicado em 11/05/2020 às 13:37

FAÇA UMA HOMENAGEM PRA QUEM VOCÊ AMA

Publicado em 07/05/2020 às 12:52