Proposta Pedagógica Voltar

Alunas Objetivo Ensino Médio estudando

O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar, com segurança, os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Apresenta uma proposta pedagógica diferenciada com Ensino de qualidade, Corpo Docente, Centro de Orientação Psicopedagógica (COP), Material Didático completo, exclusivo e permanentemente atualizado, Integração família-escola, Ocorrências acadêmicas e disciplinares registradas no Portal às quais os pais tem acesso diário, Curso Pré-Vestibular gratuito para 3ª série.

Material didático Voltar

Livros do material didático Objetivo Ensino Médio

Elaborado por uma equipe de pedagogos, voltados para o que há de mais dinâmico na Educação do Ensino Médio, o Material Didático Objetivo é elaborado dentro dos rigores conceituais e exigências do MEC e está em permanente atualização. Para a realização das tarefas, o aluno precisa refletir, fazer relações, pesquisar, interagir. Imagens, fotos, desenhos, mapas, gráficos fazem o “link” com o conteúdo de textos escritos.

Metodologia Ativa Voltar

Aluno Objetivo assistindo aula sorrindo
  • Criatividade e Raciocínio lógico;
  • Aulas dialogadas e interativas em que são feitas perguntas que instigam o pensar e a investigação;
  • Leitura intensa de obras literárias e de livros de interesse dos alunos;
  • Aulas interdisciplinares;
  • Contextualização;
  • Excursões Didáticas;
  • Estudo do Meio na Escola do Mar (Angra dos Reis);
  • Olimpíadas do Conhecimento;
  • Iniciação Cientifica.

Orientação Profissional Voltar

Logo Orientação Profissional Objetivo

Ajudar o adolescente a definir e planejar seu futuro não é por acaso, contribuir para que cresça superando a crise vital implícita na escolha da carreira? Não é ajudar um homem a nascer?
(Rodolfo Bohoslavsky)

A escolha da profissão, geralmente, é um momento tenso, já que envolve uma tomada de decisão.

E para tornar esse período mais seguro para nossos alunos, o Objetivo conta com uma especialista em Orientação Profissional/Vocacional, a psicóloga Ticiana Braga da Silva.

Para a profissional, esse é um momento crítico, já que o jovem está descobrindo quem ele realmente quer ser. "Por isso é tão importante uma Orientação Vocacional/Profissional, a fim de facilitar o momento da escolha, auxiliando o indivíduo a compreender seu momento de vida, em que estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais", garante.

As escolhas que os adolescentes fazem, às vésperas de um exame de vestibular, refletem, muitas vezes, os modelos que os jovens trazem de casa. Suas motivações pessoais e interesses mesclam-se com os conselhos e os desejos dos pais em relação ao futuro dos filhos. Por vezes, esses fatores desencadeiam situações conflituosas, que geram angústias maiores ao jovem que ainda não fez uma escolha profissional.

E é exatamente aí que entra a Orientação Profissional dentro do processo educacional. A ideia é fazer com que o próprio aluno identifique suas aptidões e escolha o caminho a seguir.

O momento da escolha: No aspecto conhecimento de si mesmo, é preciso focar em quem é a pessoa, quem foi e quem será? Qual é seu projeto de vida, como se vê no futuro desempenhando seu trabalho? Quais são as expectativas da família versus expectativas pessoais? Quais são seus principais gostos, interesses e valores? Quanto ao conhecimento das profissões, é importante ressaltar o que são, o que fazem, como fazem, onde fazem. Também é imprescindível que se conheça o mundo do trabalho dentro do sistema político-econômico vigente, as possibilidades de atuação, o mercado de trabalho, visita a locais de trabalho, informações sobre currículos e entrevistas com profissionais.

Na escolha propriamente dita, é importante focalizar que ela implica decisão pessoal e renúncia ao que não foi escolhido. Reconhecendo o mercado de trabalho.

A Orientação Profissional não deve estar focalizada somente nos cursos universitários como futuro promissor dos jovens, mas precisa estar aberta à infinidade de cursos profissionalizantes que dão condições para o ingresso no mercado de trabalho, ciente de que a pessoa se realiza fazendo algo de que gosta, sentindo-se útil, querendo ser melhor, fazendo bem o que se faz.

Mais importante que o fazer, a orientação profissional aponta para o ser, pois a integração do FAZER com o SER é imprescindível.

É importante perceber que as escolhas não são construídas por acaso, nem tampouco num determinado momento, mas o seu processo se dá ao longo da vida de uma pessoa, a partir de uma série de experiências cognitivas e afetivas.

A função do psicólogo não consiste em tranquilizar o adolescente, mas em ajudá-lo a pensar. "Quando auxiliamos o aluno a pensar, ele vai aprender a escolher. Aprendendo a escolher, ele terá mais facilidade ao tomar decisões ao longo de sua vida, não apenas no que diz respeito à escolha profissional, na etapa da saída da adolescência para a vida adulta.", finaliza Ticiana.

Eventos Voltar

Logo Torneiro Marco Objetivo Logo Torneiro de Atualidades e Comunicação do Objetivo Logo Torneiro de Exatas Objetivo Logo Show de Talentos Objetivo Logo Festival Interno Colégio Objetivo Logo Festa Junina Objetivo Alunos Objetivo vestidos de índio Logo Encontro de Carreiras Objetivo Logo Speak Biju Objetivo Alunos Objetivo jogando Futsal Interclasses

Grupo de Alta
Performance (GAP) Voltar

Logo Grupo de Alta Performance (GAP) - Para quem tem Objetivo no DNA

O Grupo de Alta Performance conta com aulas extras de aprofundamento nas matérias de Física, Química, Matemática, Redação e Atualidades, com foco maior no vestibular. Além disso, as aulas são uma preparação para as olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional.

AULAS:

  • Laboratório de Redação: textos, explanações e debates orientados pelo professor para estimular o aluno a produzir seus tetos.
  • Geopolítica e Conjuntura Internacional: visam expor os temas mais complexos dos vestibulares.
  • Obras Literárias: as obras pedidas nos grandes vestibulares são trabalhadas em aulas.
  • Aula de Filosofia e Sociologia: em sintonia com os vestibulares atuais que exigem o conhecimento dessas disciplinas.

Atividades de Apoio Voltar

Aluna Objetivo Ensino Médio sorrindo

Tarefanet: o aluno encontra exercícios do caderno de tarefas acompanhados de resolução interativa. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções detalhadas dos exercícios das tarefas.

Cineaulas: exibição de filmes e documentários criteriosamente selecionados com o objetivo de relacioná-los às aulas de História, Geografia e Português, potencializando o debate e a formação crítica dos alunos.

Plantão de Dúvidas: aulas com controle de frequência, para o esclarecimento de dúvidas e fixação de conteúdos. Os alunos serão previamente comunicados. Os plantões consistem em mais uma oportunidade para incrementar o desenvolvimento escolar.

Aulas Paralelas de Reforço Obrigatório (APRO): Dirigida para todos os alunos que manifestem dificuldade em acompanhar o Conteúdo Programático. As aulas serão ministradas antes da Recuperação Obrigatória (R.O.).

Obras Literárias (3ª série): estudos e exercícios das obras indicadas pelos vestibulares mais concorridos.

Orientação Profissional: A partir da 1ª série. É um trabalho realizado por profissionais altamente capacitados que, através de conversas, análises e testes, visa mostrar as aptidões dos estudantes. Periodicamente são realizadas visitas em Universidades, para que os alunos conheçam a infraestrutura, os cursos oferecidos, além de assistir a palestras e aulas e fazer visitas a laboratórios.