Proposta Pedagógica Ensino Médio

Proposta Pedagógica

O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar, com segurança, os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Apresenta uma proposta pedagógica diferenciada com Ensino de qualidade, Corpo Docente, Centro de Orientação Psicopedagógica (COP), Material Didático completo, exclusivo e permanentemente atualizado, Integração família-escola, Ocorrencias acadêmicas e disciplinares registradas no Portal às quais os pais tem acesso diário. Curso Pré-Vestibular gratuito para a 3ª série do Ensino Médio, respeitando todos os termos estipulados pelo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Material Didático Ensino Médio

Material Didático

Elaborado por uma equipe de pedagogos, voltados para o que há de mais dinâmico na Educação do Ensino Médio, o Material Didático Objetivo é elaborado dentro dos rigores conceituais e exigências do MEC e está em permanente atualização. Para a realização das tarefas, o aluno precisa refletir, fazer relações, pesquisar, interagir. Imagens, fotos, desenhos, mapas, gráficos fazem o “link” com o conteúdo de textos escritos.

Metodoloia Ativa

Metodologia Ativa

• Criatividade e Raciocínio lógico;
• Aulas dialogadas e interativas em que são feitas perguntas que instigam o pensar e a investigação;
• Leitura intensa de obras literárias e de livros de interesse dos alunos;
• Aulas interdisciplinares
• Contextualização
• Excursões Didáticas;
• Estudo do Meio na Escola do Mar (Angra dos Reis);
• Olimpíadas do Conhecimento;
• Iniciação Cientifica.

Proposta Pedagógica Ensino Médio

Orientação Profissional

Ajudar o adolescente a definir e planejar seu futuro não é por acaso, contribuir para que cresça superando a crise vital implícita na escolha da carreira? Não é ajudar um homem a nascer?
(Rodolfo Bohoslavsky)

A escolha da profissão, geralmente, é um momento tenso, já que envolve uma tomada de decisão. E para tornar esse período mais seguro para nossos alunos, o Objetivo conta com uma especialista em Orientação Profissional/Vocacional, a psicóloga Ticiana Braga da Silva.

Para a profissional, esse é um momento crítico, já que o jovem está descobrindo quem ele realmente quer ser. "Por isso é tão importante uma Orientação Vocacional/Profissional, a fim de facilitar o momento da escolha, auxiliando o indivíduo a compreender seu momento de vida, em que estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais", garante.

As escolhas que os adolescentes fazem, às vésperas de um exame de vestibular, refletem, muitas vezes, os modelos que os jovens trazem de casa. Suas motivações pessoais e interesses mesclam-se com os conselhos e os desejos dos pais em relação ao futuro dos filhos. Por vezes, esses fatores desencadeiam situações conflituosas, que geram angústias maiores ao jovem que ainda não fez uma escolha profissional.

E é exatamente aí que entra a Orientação Profissional dentro do processo educacional. A ideia é fazer com que o próprio aluno identifique suas aptidões e escolha o caminho a seguir.

O momento da escolha:
No aspecto conhecimento de si mesmo, é preciso focar em quem é a pessoa, quem foi e quem será? Qual é seu projeto de vida, como se vê no futuro desempenhando seu trabalho? Quais são as expectativas da família versus expectativas pessoais? Quais são seus principais gostos, interesses e valores? Quanto ao conhecimento das profissões, é importante ressaltar o que são, o que fazem, como fazem, onde fazem. Também é imprescindível que se conheça o mundo do trabalho dentro do sistema político-econômico vigente, as possibilidades de atuação, o mercado de trabalho, visita a locais de trabalho, informações sobre currículos e entrevistas com profissionais.

Na escolha propriamente dita, é importante focalizar que ela implica decisão pessoal e renúncia ao que não foi escolhido. Reconhecendo o mercado de trabalho

A Orientação Profissional não deve estar focalizada somente nos cursos universitários como futuro promissor dos jovens, mas precisa estar aberta à infinidade de cursos profissionalizantes que dão condições para o ingresso no mercado de trabalho, ciente de que a pessoa se realiza fazendo algo de que gosta, sentindo-se útil, querendo ser melhor, fazendo bem o que se faz.

Mais importante que o fazer, a orientação profissional aponta para o ser, pois a integração do FAZER com o SER é imprescindível.

É importante perceber que as escolhas não são construídas por acaso, nem tampouco num determinado momento, mas o seu processo se dá ao longo da vida de uma pessoa, a partir de uma série de experiências cognitivas e afetivas.

A função do psicólogo não consiste em tranquilizar o adolescente, mas em ajudá-lo a pensar. "Quando auxiliamos o aluno a pensar, ele vai aprender a escolher. Aprendendo a escolher, ele terá mais facilidade ao tomar decisões ao longo de sua vida, não apenas no que diz respeito à escolha profissional, na etapa da saída da adolescência para a vida adulta.", finaliza Ticiana.

Grupo de Alta Performance

Grupo de Alta Performance (GAP)

O Grupo de Alta Performance conta com aulas extras de aprofundamento nas matérias de Física, Química, Matemática, Redação e Atualidades, com foco maior no vestibular. Além disso, as aulas são uma preparação para as olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional.

AULAS:
• Laboratório de Redação: textos, explanações e debates orientados pelo professor para estimular o aluno a produzir seus tetos.

• Geopolítica e Conjuntura Internacional: visam expor os temas mais complexos dos vestibulares.

• Obras Literárias: as obras pedidas nos grandes vestibulares são trabalhadas em aulas.

• Aula de Filosofia e Sociologia: em sintonia com os vestibulares atuais que exigem o conhecimento dessas disciplinas.